Truques e Dicas

Deixo-te aqui algumas dicas e truques que de futuro te poderão via a ser úteis.

Como Conservares as tuas Bijuterias?

Para que as tuas bijuterias durem tanto quanto as minhas duram, ou seja anos e anos, deixo-te aqui alguns conselhos, que deves ter em conta.
  1. Guarda as tuas peças de bijuterias dentro de saquinhos de veludo, ou em papel de seda branco, pois este material ajuda na conservação.
  2. Procura guarda-las separadas, ou seja individualmente. (Guarda um par de brincos num saquinho, uma pulseira em outro).
  3. Caso prefiras poderás guarda-las naqueles mostruários de jóias aveludados e dobráveis.
  4. Lembra-te de abrir os saquinhos para verificar o estado de conservação e limpa-las periódicamente.
  5. Quando fores lavar louça ou fazer algum trabalho que exija demasiadamente o uso das mãos retira os anéis e pulseiras (o sabão, o sabonete e a água contribuem para que o metal escureça e se danifique).
  6. Ao limpares as tua bijuterias nunca as deixes de molho, nem as ferva com água e sabão ou outro produto, limpa-as apenas com uma flanela macia.
  7. Anéis, colares, e brincos com madre pérola tendem a perder o brilho caso entrem em contacto com a água.
  8. Nunca uses bijuterias na praia ou na piscina, a água do mar, da piscina, o bronzeador e a areia são prejudiciais e podem causar danos aos metais e as pedras.
  9. Não uses polidores, ou abrasivos para dar brilho às tuas bijuterias.
  10. Caso tenhas alergia aos brincos tente passar no local que ficará em contacto com a orelha, uma camada de esmalte incolor, formará assim uma camada protetora que não deixará o metal em contacto direto com a tua pele. (embora não se deva fazer isto pois poderá provocar reacções mais graves em algumas pessoas).
  11. Antes de usares colares, ou pulseiras, testa sempre os fechos para teres a certeza de que estão fechando bem e que não corres o risco de perder a peça.
  12. Não utilizes perfumes por cima das peças, pois os componentes destes produtos poderão danificar as tuas bijuterias.
  13. Retire os acessórios, antes de tomar banho.
  14. Não durmas com as tuas bijuterias.


O que fazer em caso de alergia à bijuteria?

Ao usar bijuteria, a tua orelha coça, fica toda vermelha e começa a ferir, e não sossegas enquanto não tiras aqueles brincos estupendos, sabe aqui porquê.
Isso acontece porque alguns materiais usados na confecção destas bijuterias causam alergias. Os dermatologistas explicam que quando o fato é bijuteria qualquer material usado na confecção pode causar alergia, mas o grande causador das coceiras é um material de nome níquel, tão usado por ter o custo baixo, em segundo lugar vem o cobalto. Mas vamos saber um pouco mais sobre esta alergia.
Ela é denominada dermatite de contato e os sintomas são vermelhidão da pele, seguido de descamação, eczema, coceira, podendo surgir pequenas bolhas e crostas. A melhora se dá através da retirada do acessório, e a cura pelo não uso deste acessório. A substituição desta peça por outra de ouro pode não inibir a dermatite, isso porque são raras as peças de ouro que contem só este material, em geral são misturadas a outros materiais para dar a "liga", o ideal é deixar cicatrizar, para depois usar o ouro, aí sim diminuirão as chances de inflamação. Se achas que usar brincos de pressão podem inibir a dermatite, engano teu, a dermatite se dá pelo simples contato com a peça, e o brinco de pressão estará em contato com a tua pele.
Nem sempre a alergia se dá no momento de uso do material, geralmente a pele vai sendo estimulada durante algum tempo, que vai causando inflamação alérgica com o uso deste material, da mesma forma que se deixar de usar com o passar do tempo essa rejeição do teu corpo passará e não mais aparecerá a dermatite. Existe o famoso jeito brasileiro para conseguir usar esses acessórios, como por exemplo, passar esmalte na peça, mas isso poderá causar uma irritação maior. O melhor é descobrir qual o material que desencadeia a alergia, e procurar bijuterias que não usem ele na sua composição. Caso a inflamação tenha ocorrido de maneira muito feia, pomadas contendo corticóide e remédios antialérgicos poderão ajudar a cicatrizar mais rápido, mas antes consulta um médico.